segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Then we build our house of cards, and we wait for it to fall.

Hoje recebi um e-mail que citava uma frase que Woody Allen uma vez disse: "Nós somos a soma das nossas decisões." E que saber? Ele estava certo.

Quantas vezes fazemos escolhas sem pensar no que elas nos transformarão? Escolhemos uma roupa pra vestir, um lugar pra ir, uma música pra escutar, e não percebemos que são essas escolhas que ao longo da vida nos moldam para sermos o que somos hoje, ou o que seremos amanhã. Não pensamos que essas atitudes nos impedirão de conhecer um futuro amigo, de ser feliz em uma carreira, ou de apenas se sentir bem consigo mesmo. Não percebemos que essas atitudes se acumulam e nos mudam.

Muitas vezes fazemos as escolhas pensando que essas são as melhores possíveis, mas nos enganamos. Tomamos uma decisão errada que só iremos perceber algum tempo depois. Talvez muito tempo depois.

Não sugiro que percamos tempo pensando no que fazer ou não. Mas, sim, que ao escolher um caminho tenhamos a consciência de que ele, diferentemente do deixado para trás, nos levará a novas e infinitas possibilidades.

Sendo assim, não desistirei de construir meu castelo de cartas. E se o vento soprar e derrubá-lo, unirei minhas forças e tentarei reerguê-lo. Pois só assim, quando o fim da grande estrada chegar, olharei para trás e pensarei: Deixei o caminho mais florido.

11 comentários:

Isabele de Paula disse...

Muito bem observado.
Cada escolha uma renúncia, alguém cantou... E é a mais pura verdade. Temos que parar e pensar em que tipo de pessoa quero me transformar antes do sim ou do não.

Voltarei mais vezes.

Menino Dieke disse...

escolhas, decisões, altitudes. isso me fez lembrar uma escolha q um amigo meu fez, perdendo assim seus grandes amigos. precisamos ser sábios, ao fazemos as nossas escolhas

Anônimo disse...

É mto difícil escolher... É como vc escreveu, nossas escolhas nos moldam.
Adorei seu blog!
Bjs

Kel disse...

Adorei as comparações.
Quando você tem um filho, e resolve colocar ele p/ fazer as séries iniciais, naquele colégio que você sabe que é fraco, mas que é perto da sua casa e assim dá p/ ir a pé, você estará definindo a vida todinha dele, porque é nesse colégio fraco que ele vai ser mal alfabetizado, e quando você colocá-lo em uma escola melhor p/ fazer a 5ª série, ele vai ficar p/ trás, porque não aprendeu a escrever e a fazer contas direito, quando ele terminar os estudos, talvez não consiga passar numa faculdade decente, já que foi fraco nas escolas, e por isso não vai conseguir um emprego melhor.
Citei apenas um exemplo mas dá p/ ver claramente como ação/reação anda ligado!
adorei o post, bem construtivo.
beijos!

Lari Reis disse...

Também adorei as comparações. E realmente não há como pensar em tudo, no que fazer ou não. Acredito que mesmo as decisões erradas têm sua importancia para nós. Errar nos faz crescer. É claro, não me refiro a decisões erradas tomadas de propósito, de quando sabemos que não devemos, mas que ainda assim fazemos. A insistÊncia leva ao êxito - eu acredito nisso, por isso não desisto de construir o meu castelo de cartas, mesmo quando uma tempestade se aproxima.

Lari Reis disse...

Olá! Voltei pra dizer que estou te presentando com um selo, o prêmio dardos! Passa lá no meu blog pra pegar, ok?! Um BEijo.

Carina disse...

Eu gosto do Woody...
mesmo conhecendo poucas coisas dele.
Isso aê , se o vento derrumbar vamos em frente *_*

blog legal :D

meu:contosdeuma.zip.net

Rosana disse...

Acredito que devemos ter responsabilidade com aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Algumas pessoas vivem dizendo por aí que precisamos aproveitar a vida, o que é uma grande verdade. Mas às vezes aproveitar a vida é considerado sinônimo de irresponsabilidade ou desconsideração com o outro. Tudo que fazemos tem peso não só para nós, mas também na vida das outras pessoas. Ter consciência disso já é um grande passo pra nosso amadurecimento.

Marcus Alencar disse...

Pensar antes de escolher é o mais sensato, mas há uma frase que diz que nunca se pode ver além de uma escolha. Muitas vezes escolhemos algo crente que estamos fazendo a coisa certa, mas e se não for? Quantas vezes é preciso errar para fazer o que é certo? A vida é assim mesmo, um enigma que só é desvendado a com o tempo e com o caminho que trilhamos através de nossas escolhas.
Gostei da sua reflexão

Anônimo disse...

Ah, a forca de nao desistir nunca!
De sempre escolher, seguir em frente e continuar escolhendo...

bjs
L.

Insana disse...

a grande coisa não é jamais desistir é lembrar que todos os nossos atos serão eternos, vão marcar e que isso nos soma responsabilidades. Sabe tudo o que eu faço que você faz tudo está ligado e quando eu digo que não quero mais seguir e faço uma escolha errada essa será a minha herança para o mundo. As vezes fracassar é o caminho que deve percorrer pra encontrar a verdadeira vitoria.